Nos últimos meses, os valores dos alimentos no geral têm subido absurdamente e isso é claramente perceptível em cada visita ao supermercado. Na confeitaria não é diferente e isso tem influenciado diretamente a venda e a circulação de produtos finais produzidos por profissionais da área. Esse brusco aumento nos preços tem se dado devido à pandemia do novo Corona vírus, dentre outros fatores decorrentes desse acontecimento que agem diretamente sobre os produtos.
Nitidamente a farinha de trigo e os derivados de leite longa vida subiram mais de 24% em relação ao seus valores normais. Isso têm preocupado confeiteiros de todo o Brasil, já que a maior parte dos produtos utilizados para a produção de doces são derivados do leite e do trigo. Leite condensado e creme de leite, por exemplo, apresentaram o maior preço já registrado na história desses produtos, o que de certa forma, acaba prejudicando não só o profissional que trabalha com tais produtos, mas também seus possíveis clientes.
Segundo profissionais da área, alguns fatores cruciais têm sido responsáveis por essa mudança. O principal deles é o aumento do dólar, que além de encarecer os insumos industriais e agrícolas, acaba tornando o mercado externo muito mais atrativo. Um outro fator é a diminuição da disponibilidade de alguns produtos , seja por queda na produção ou pela safra.
Dessa forma, confeiteiros de todo o país estão usando diversas saídas para tentarem se adequar ao novo aumento. Algumas delas são: Aumentar o valor dos produtos vendidos, podendo muitas vezes perder parte da clientela, diminuir o tamanho dos produtos cobrando o mesmo valor que já costumava cobrar, recorrer aos produtores locais para a compra de leite para fabricação caseira dos ingredientes, como por exemplo comprar o leite diretamente da fazenda ou produtor local para a produção de leite condensado e creme de leite. Muitos também têm utilizado materiais inferiores para redução do custo ou ainda têm mantido o valor dos produtos para não perder os clientes perdendo parte do lucro. Algumas dessas saídas não são benéficas e podem com certeza prejudicar consideravelmente o negócio de confeitaria, levando em consideração que preço e qualidade têm que andar sempre atrelados.
O segredo para a produção de doces sobreviver a esses tempos de crise, é manter o cálculo dos valores finais dos produtos sempre atualizado, ou seja, se os insumos estão mais caros, consequentemente o produto final deverá ficar mais caro. Afinal, independente de ser da área ou não, todos os seres humanos, incluindo nossos clientes, frequentam o supermercado e têm consciência de que todos os preços subiram e isso deve ser bem pontuado no momento da encomenda. Dessa forma, todos saem ganhando e você, profissional da área, não é desvalorizado.
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